
Na foto podemos ver um babuino filhote (Papio cynocephalus ursinus) mamando e um outro catando ectoparasitas no braço de um adulto.
A catação é uma forma de ligação social entre os macacos onde se fortalecem os vínculos de apego e alianças entre os indivíduos do grupo, além de reforçar a hierarquia entre eles.
Os indivíduos de baixa posição hierárquica realizam a catação mais frequentemente do que os que estão no topo da hierarquia. Os machos normalmente se aproximam das fêmeas para cata-las e reforçando o vínculo social, as alianças e aumentando as chances de conseguir acasalar com elas. Essa atividades ocorrem no início da manhã, nas horas mais quentes do dia e também no final da tarde, ou seja, praticamente o dia todo.
Para os jovens primatas a catação é muito importante, pois aumenta as relações de confiança e servem para definir os papéis na hierarquia do grupo. Eles também são constantemente catados pelas mães, como uma forma de aumentar o vínculo de apego mãe-infante, esse comportamento também é considerado uma forma de interação íntima e afetuosa entre os primatas.
Texto: @nayanawallauer @rodrigomendes_a
Foto: @gunwall
#macaco #primata #mamifero #animal #africa #natureza #wild#wildlifephotography #nature #baboon #notasdeumbiologo #conservacao#planeta #rodrigomendesaguiar #lucasyanai #nayanawallauer
Faça um comentário